Vozes da Infância: Identidade, Saber, Compromisso
O projeto consiste em criar nas comunidades locais Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC) destinados a famílias refugiadas (inclusive as ucranianas que fogem da guerra) que tenham filhos(as) com idades compreendidas entre os 6 meses aos 6 anos de idade que não estejam integrados(as) nos equipamentos educativos (creches e jardins de infância).
Os GABC serão constituídos nos concelhos de Ílhavo e Aveiro, em comunidades locais onde eventualmente venham a ser identificadas famílias que tenham interesse de participar. O grande objetivo destes Grupos é promover a socialização e o bem-estar coletivo, facilitar a inclusão social, contribuir para a quebra do isolamento, encorajar o brincar entre crianças e entre adultos, dar a conhecer as comunidades locais e os seus recursos. Neste sentido, a participação nestes encontros envolve sempre a presença das crianças e dos seus respectivos cuidadores (ex. a mãe, o pai, o avô, o tio, o irmão mais velho, outro ...). Nenhuma criança participa sozinha!
Os encontros GABC irão acontecer duas vezes por semana, em dias a definir de acordo com a disponibilidade das famílias. Cada encontro terá uma duração máxima de 2 horas. Brincar, conversar, descobrir, socializar serão as palavras de ordem e o elo de ligação entre os participantes nestes encontros.
A participação nos GABC é totalmente gratuita. Os GABC iniciarão a sua atividade já nesta primeira quinzena de maio com as famílias que manifestarem desejo de participar.
O projeto conta com diversos parceiros locais. A Universidade de Aveiro e a Sonoscopia - Associação Cultural colaborarão de forma mais ativa na concretização do mesmo.
Para mais informações poderão contactar a Associação Vozes da Infância via email associacaovozesdainfancia@gmail.com ou através da sua página de facebook.
* Mais informação sobre o projeto de financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian aqui.