Qualidade e assiduidade dos GABC
A avaliação da qualidade do ambiente dos GABC foi realizada através da criação de uma medida de observação: Playgroups Environment Rating Scale (PERS, Russo, Alexandre & Barata, 20161).
A PERS é uma ferramenta útil, pois permite a planificação e promoção da qualidade em serviços informais de infância.
Ver vídeo aqui sobre mais pormenores de como foi avaliada a qualidade dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer.
A PERS incorpora quatro dimensões principais: espaço e materiais, atividades e rotinas, contacto com diversidade, e clima e interações.
Os resultados da PERS revelaram que o nível de qualidade dos GABC era acima da média logo na primeira avaliação (T1) e que teve melhorias significativas durante a implementação (T2), principalmente nas seguintes dimensões:
Espaço e materiais: Os GABC melhoram ao nível dos materiais e equipamentos disponíveis para as sessões
Atividades e rotinas: As sessões melhoraram ao nível da organização e estrutura e ao nível da diversificação das atividades realizadas
Clima e interações: O clima geral das sessões ficou ainda mais positivo e a interação entre as monitoras e os cuidadores melhorou ao nível da proximidade e confiança.
A assiduidade das famílias foi registada ao longo da implementação dos GABC. A equipa de monitorização tinha acesso ao registo mensal das presenças e ausências de cada GABC monitorizado . Em média, as famílias frequentaram 36% das sessões nas quais estavam inscritas, mais ou menos uma sessão em três. As famílias participaram em mais sessões durante os primeiros 2 meses de GABC.
Como obstáculos à participação, as famílias referiram principalmente os horários das sessões, questões familiares e questões ligadas à saúde e comportamento das crianças.
Como estratégias para aumentar a participação, as monitoras referem que a promoção ou disseminação inicial dos GABC é de extrema importância para cativar as famílias, bem como assegurar as necessidades e interesses das famílias.
1Em processo de validação