Impactos nas famílias

Criança de mãos dadas com o pai e com a mãe

As respostas educativas que se diferenciam de respostas formais de ensino pela participação ativa que os cuidadores têm no planeamento, definição e decorrer das atividades (Plowman, 2006) têm-se revelado muito importantes no desenvolvimento de competências parentais, no estabelecimento de redes entre cuidadores e na redução do níveis de ansiedade e stress nos cuidadores.

 

Sobre os cuidadores no nosso estudo descobrimos que os cuidadores do grupo intervenção:

 

  • Mostraram maiores níveis de responsividade e envolvimento1

  • Pareceram envolver-se mais no desenvolvimento intelectual das crianças; Estimulação de competências pré-académicas (cores, números, canções/rimas, relações espaciais, leitura de algumas palavras)2

  • Demonstraram valorizar mais a capacidade das crianças de manter relações positivas com outras crianças3 (valores de conetividade).

  • Reportaram na participação socioprofissional menor envolvimento no mercado de trabalho

 

 

 


1Instrumento de avaliação: Home Observation for Measurement of the Environment (HOME, Caldwell e Bradley, 1984; adaptação para a população portuguesa por Isabel Abreu-Lima, 2009).
2Instrumento de avaliação: Home Observation for Measurement of the Environment (HOME, Caldwell e Bradley, 1984; adaptação para a população portuguesa por Isabel Abreu-Lima, 2009).
3Instrumentos de avaliação: Questões adaptadas do Birth Cohort Study do NYU Center for Research on Culture, Development, and Education (Tamis-LeMonda, Yoshikawa, & Kalman, 2007, adapted from Harwood et al., 1996).