Práticas de brincadeira e playfulness

Adultos a brincar com crianças

Nos GABC as famílias brincam em conjunto durante 98% do tempo, por isso considerámos importante compreender, em maior detalhe, o que muda na forma como as crianças e os seus cuidadores se aproximam de momentos de brincadeira

 

 

Práticas de Brincadeira das Crianças

 

Nos GABC as famílias experimentam diversificadas formas de brincar e exploram brinquedos e materiais de formas inovadoras, ampliando assim o seu repertório de práticas de brincadeira.

Desta forma, no nosso primeiro estudo com 66 famílias, perguntámos aos cuidadores quais as práticas de brincadeira, locais e parceiros de jogo que as suas crianças têm com maior frequência numa semana típica.  

 

O que descobrimos? 

  • As atividades físicas / estruturadas (eg. jogar à bola ou ir à natação) foram as mais relatadas pelos cuidadores.
  • Dos 5 tipos de atividades categorizadas apenas 6% dos cuidadores relataram apenas um tipo; 23% relataram dois, 20% relataram três e 29% relataram 5 tipos de atividades diferentes.

  • As crianças brincam maioritariamente no interior e em casa.

  • São as mães e os pais os seus principais companheiros de brincadeira, embora 22% também façam algumas brincadeiras sozinhos.

  • Não encontrámos diferenças nas práticas de brincadeira das crianças que participaram nos GABC comparativamente com as que não participaram.

Porquê?  

Uma possibilidade poderá ser o fato dos GABC serem uma intervenção de baixa intensidade e a exposição a novos materiais e práticas de jogo não ter sido suficiente para mudar as perceções dos cuidadores. Por outro lado, a forma como foi medida pode não ter capturado detalhes suficientes nas práticas de brincadeira para detetar efeitos.


 

Playfulness das Crianças

 

Brincar é uma ação que envolve um conjunto de comportamentos e características das crianças, sendo o Playfulness um componente muito importante.

  

Playfulness expressa a motivação, capacidade de decisão, a fantasia e liberdade da criança na aproximação e interação em situações de brincadeira. Relacionado com um desenvolvimento saudável, estudos anteriores têm indicado que crianças com maiores níveis de playfulness são mais ativas, alegres, confiantes, curiosas, imaginativas, impulsivas, travessas e responsáveis (Barnett, 1991).

 

Sobre o Playfulness das crianças no nosso estudo primeiro estudo descobrimos que:

 

  • Em média, crianças do grupo de intervenção mostram um nível significativamente maior de fantasia/liberdade na sua brincadeira ativa, do que as do grupo de controlo.

 

(Brevemente – Playfulness dos Cuidadores e Resultados do 2º estudo)