Um dos aspetos fundamentais na avaliação da educação e cuidados para a primeira infância diz respeito à avaliação da qualidade. A qualidade pode ser entendida como as características do ambiente e experiências das crianças que afetam o seu bem-estar (Litjens, 2014). As definições de qualidade distinguem normalmente entre características estruturais da qualidade e qualidade do processo (para uma revisão ver Slot, Boom, Verhagen, & Leseman, 2017). A Playgroups Environment Rating Scale (PERS) é um instrumento de observação, desenvolvido no âmbito do projeto piloto, que permite avaliar a qualidade do ambiente em playgroups (0 aos 4 anos). A PERS foi desenvolvida no sentido de ser uma escala flexível (por exemplo em relação à idade das crianças participantes, presença ou não de um/uma monitor/a ou supervisor/a) que pode ser aplicada nos vários contextos de playgroups e em vários países. Uma equipa do ISCTE dá formação na aplicação e cotação da PERS. A formação na Playgroups Environment Rating Scale é indicada a psicólogos, educadores de infância, educadores sociais, técnicos e profissionais que implementam playgroups, sendo útil para a planificação e promoção de qualidade em serviços informais de infância. Caso tenha interesse em ter formação ou se pretende que o seu GABC seja avaliado por um elemento da nossa equipa pode contactar diretamente as pessoas responsáveis pela monitorização dos GABC (Joana Alexandre - jcda@iscte-iul.pt, Vanessa Russo - vsfcc@iscte-iul.pt ).