Os playgroups são um grupo de mães, pais, avós, ou outros cuidadores que se reúnem algumas vezes por semana com os seus bebés e crianças pequenas para interagirem e brincarem em conjunto. Todo o grupo coopera no sentido de providenciar às crianças participantes oportunidades diversas para aprenderem por intermédio do brincar. Todos os elementos do grupo estão envolvidos no planeamento, organização e funcionamento do grupo.

Genericamente existem dois tipos de playgroups que normalmente têm algum tipo de apoio ou algum tipo de financiamento que os permite ter mais e diferentes recursos materiais e humanos (Dadich & Spooner, 2008):

  • os self-managed playgroups, grupos comunitários de cuidadores e crianças que são, na sua maioria, auto-geridos pelos próprios cuidadores participantes;
  • supported playgroups, que são grupos normalmente dinamizados por uma ou mais monitoras que são responsáveis por dinamizar atividades com as famílias.

 

Na França, Bélgica, Itália e Japão existe também uma outra resposta de infância informal, denominada de Centros para Crianças e Pais (CCP - Centers for children and Parents together). Os CCPs não têm regras rígidas de acesso, não cobram taxas, realizam-se em espaços pertencentes a outros serviços e pretendem apoiar os pais nas suas necessidades psicológicas e sociais (Hoshi-Watanabe, Musatti, Rayna, & Vandenbroeck, 2015).

Os CCP têm em comum com os playgroups o facto de surgirem e de serem desenvolvidos por instituições e serviços com experiência com crianças e pais e de serem implementados por profissionais da área da infância. Os CCP aproximam-se assim dos GABC.