Impactos nas Crianças

Bebé com caixa de blocos geométricos

As oportunidades de brincadeira, de relação com pares e interação com os cuidadores estão associadas ao desenvolvimento saudável da criança.

 

Crianças expostas a ambientes que estimulam a sua participação, que as desafiam a explorar brinquedos e materiais diversificados desenvolvem um conjunto de competências consideradas fundamentais para um desenvolvimento adequado à faixa etária.  


 

De experiências internacionais, sabemos que crianças que participam em Playgroups demonstram:

  • Capacidade de aprendizagem mais elevada (Hancock et al., 2012);
  • Rendimento mais elevado nas áreas da leitura, escrita, números, e ciência (Daniels, 1995);
  • Melhor funcionamento social e emocional (Layzer, et al.,2001; McArthur, et al., 2010).

 

Sobre o Desenvolvimento Mental, Temperamento e Comportamento no nosso estudo descobrimos que as crianças participantes:

  • Apresentaram  competências visuo-espaciais mais elevadas incluindo a rapidez de execução e precisão1. (Ex: Construção de pontes e escadas, encaixes de figuras geométricas e padrões de cubos).

  • Parecem apresentar maior capacidade de voluntariamente controlar a atenção, inibir comportamento inapropriado, e focar a atenção2.    

 

 


1Instrumento de avaliação: Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths (EDMG, 0 aos 2: Huntley, 1996; 2 aos 8: Luiz et al., 2006; edição Portuguesa: CEGOC-TEA, 2008).

2Instrumentos de avaliação: -18 meses, Questionário sobre o Comportamento do Bebé – Revisto – Versão Curta (IBQ-R , Rothbart & Gartstein, 2000); +18 meses, Questionário sobre o Comportamento da Criança – Versão muito curta (ECBQ, Putnam, Jacobs, Gartstein, & Rothbart, 2010).